quinta-feira, julho 14, 2005

O dia que eu tirei 23 na prova que eu não fiz!

Senhoras e senhores, sinto informar, mas a UFV é uma fraude. Se uma fraude for muito forte, digo ao menos que é uma ilusão! Acho que todo mundo tá cansado de saber que eu era uma a toa em Viçosa. Que do meio do semestre pra lá, deixei consideravelmente de comparecer às aulas. Não fiz muitos trabalhos e inclusive a segunda prova de economia. Mas mesmo sem fazer a prova de economia, tirei 23 (valia 40, se alguem perguntar)! Legal não? Mais legal até que tirar 95 na prova do livro que eu não li. Porque eu tirei 23 quando havia 100% de chance de eu tirar zero...
É claro que eu fiquei feliz! É óbvio que não tenho motivo pra reclamar. Mas confesso que estou decepcionada, diria até desiludida com a UFV, e com todas as "federais" do país.
A gente estuda (ou nem estuda tanto assim), e entra lá nessa tal dessa federal, achando que tá abafando... Se a gente entra mais perdido que cego em tiroteiro, sai mais perido do que entrou. É óbvio que a gente cresce, que a gente muda, que a gente aprende. Mas se isso acontece é porque quando a gente chega lá é jogado às traças. Tem professor que sequer corrige uma prova de verdadeiro ou falso. E ai você fala pra todo mundo que você estuda na tal federal. Que você tirou 95 na prova de filosofia, mas a verdade é que você não sabe porra nenhuma. Que a gente ainda vive dessa hipocrisia de achar que tá bem, porque aparentemente tá bem.
É claro também, que eu não quero continuar passando de ano assim. (De ano não, de período). Mas tem gente que quer. E nesse caso, federal ou particular, qual a diferença? Afinal, a gente estuda pra quê? Pra quem? De qual estudo estamos falando? Estamos falando?
É triste perceber que até mesmo, na famosa, na incorruptível, na ilustríssima federal, existem as tramóias das particulares. E pior ainda, existem de graça.


Eu andava (ando ainda), pensando na faculdade de Medicina particular que vai abrir aqui em Montes Claros. O dono da faculdade foi eleito o vereador mais votado. Mas nem chegou a tomar posse, porque comprou voto. Ele inclusive tem uma faculdade de jornalismo também. E eu que me preocupava com que tipo de profissional ele formava...
E agora penso que tipo de profissional serei eu! Que não leio jornal porque odeio aquele papel, que não vejo TV, porque não tenho paciência, que não leio revista, porque as que tenho acesso me parecem ridículas (mas eu gosto de capricho e assumo). E que estudante eu fui, eu consegui ser. E que eu fui assim por um período, porque sabia que era um período de passagem. Mas que tem tanta gente que vai levando... vai levando... Como dizia uma professora de matemática: "empurrando com a barriga..."
Como em "clube do imperador", o menino cola na escola e depois de anos, precisa continuar a colar. O trabalho do professor não foi suficiente. O da família muito menos. O de quem será?

5 comentários:

Anônimo disse...

é...
não sei se toda a ufv é uma fraude, mas aCristiana a gente sabe que é.
Sábio (e não Sávio) aquele que diz que o menos importante na faculdade são as aulas, elas são mero complemento da sua vivência e estudos próprios...
triste, mas verdadeiro..

Anônimo disse...

Será que todos são corruptíveis assim??!Socorro né!!!!Eu me desiludi com a federal no momento em que pisei nela,mas é a única forma pela qual posso estudar,numa escola pública.Mas precisava ser td tão feio assim dentro dela?!!A melhor coisa que eu estou aprendendo é saber me virar sozinha e fazer amigos maravilhosos!E ler mto...pq tem q ter mta força de vontade e de espirito pra não jogar tudo pro alto.E meus pensamentos estão completamente desordenados pq eu estou escrevendo exatamente igual eles estão vindo na minha cabeça;;;ai que estranho...mas eh isso...

Anônimo disse...

Quem não é sincero sai da brincadeira correndo pois pode se queimar!Queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimaaaaaaaaaaarrrrrrrrr...arrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr............
Eh pq eu tô ouvindo essa música tbm e ela não ai da minha cabeça!
Bjos

Anônimo disse...

é pra rir ou pra chorar, né?
as vezes não entendem porque eu não suporto a comunidade "ih foi mal a minha eh federal", mas esse seu texto ilustra bem um dos motivos da minha opiniao.
;* nanda

Anônimo disse...

poo tipo e ainda o q vale eh federal.. pq por mais q seja assim, se vc chega com um diploma d uma particular(dependendo da particular) num consegue nada... e a gente continua nessa federal.. num sei.. axu espero ter essa experiencia.. bom..
ms seu texto dxa bem claro..
alem d algumas notas os professores darem por ir ou n com sua cara.. minha irma jah bem me falou isso..
teh mais...
bjinhuuu