quarta-feira, agosto 10, 2005

O que é comunicação?

... Fazendo tarefa de casa no blog ...

Cartaz da oficina de texto, todo feito de massinha (exceto a cartolina...). A idéia era expressar o que a gente esperava da oficina. (Não pensem que nós fazemos isso o tempo todo, antes do cartaz fiz dois textos chatérrimos...)

...

Comunicação, do latim, communicare = colocar em comum


Comunicação é a tentativa de dimnuir a contradição de significados atribuídos a tudo que conhecemos. Um esforço apenas, porque comunicação perfeita não existe (pelo menos teoricamente). A comnunicação perfeita seria aquela em que o receptor entende exatamente o que o emissor quis dizer. Enquanto a comunicação do dia-a-dia é aquela em que a mensagem transmitida pelo emissor faz algum sentido pro receptor.

...


Minha colega falou que falar "o cachorro morreu" é um exemplo prático de comunicação perfeita. Porque quando a gente fala "o cachorro morreu", você entende que o cachorro morreu. Mas ninguém concordou, porque todo mundo quis saber como, onde e quando o cachorro morreu (e porque), outro já falou que a frase poderia ser "o cachorro (do meu ex namorado) morreu.
Então a comunicação perfeita não existe mesmo...
Mas eis que um dos coleguinhas próximos a mim diz (só para as pessoas próximas), que o que chegava mais perto de comunicação ideal é a expressão: "fudeu". Realmente, se fudeu fudeu... Não precisa perguntar porque, quem... Simplesmente fudeu. Mas um insatisfeito ainda completa: "fudeu total"...


Precisa falar mais alguma coisa??

2 comentários:

Anônimo disse...

que legal o cartaz, nanda!
então, se comunicar é tornar algo em comum, então a comunicação pretende transformar tudo em uma rede de visões unicas? credo. isso acabaria com as interpretações diferentes de cada um!credo ao quadrado.
então, que bom que a comunicação não é perfeita :D
e viva a idiossincrasia

Anônimo disse...

Comunicação imperfeita qto ao cachorro ter morrido! axu q naum.. td mundo entende q ele morreu!! o resto eh curiosidade!!!auhauhauahuha
comunicação eh td neh??
bjinhuuuuuuu